Projeto ARTE SEM CIGARRO É UM SHOW - Laboratório de Informática

22/05/2011 21:34

"FAÇA DE TODOS OS DIAS O DIA MUNDIAL SEM TABACO
"MAKE EVERY DAY WORLD NO TOBACCO DAY"

O lançamento do concurso está marcado para o dia 31 de maio, quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, às 10 horas, na Escola Municipal Santa Rita de Cássia.
As informações sobre os males que o cigarro causa à saúde de quem fuma e também das pessoas que convivem com a fumaça são passadas dentro do projeto “ saber saúde” trabalhado no conteúdo escolar. Um levantamento do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, implantado em onze unidade de saúde do município, e que ajuda as pessoas a parar de fuma, demonstra que de cada 20 pacientes que procuram o serviço, 19 estão atendendo ao apelo de filhos ou netos para largar o cigarro.
Por isso a importância de trabalhar a questão do combate ao fumo com as crianças. Isso evita que elas se envolvam com esse vício e também ajudam a influenciar os adultos fumantes a tomarem uma decisão pela qualidade de saúde e vida.  O concurso desse ano terá como tema “Faça de todos os dias o Dia Mundial Sem Tabaco”.  O objetivo é promover a saúde e prevenir o tabagismo.
Além das escolas da rede municipal o concurso vai ter a participação da rede particular e estadual; Ensino superior, EJA – Educação de Jovens e Adultos, participantes dos ambulatórios de tabagismo, comunidades terapêuticas, CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, detentos do sistema penal e agentes de saúde. Também vão participar os chamados clãs, que são formados por aquelas pessoas que se reúnem para fumar arguile. A estimativa é que na cidade existam cinco mil arguileiros, como eles se denominam.

O concurso vai reunir as categorias desenho, pintura, poesia, texto, paródia, teatro, fotografia e conto. Os trabalhos devem ser entregues até o dia primeiro de julho. Cada instituição de ensino deverá fazer uma pré-seleção e enviar para a organização três trabalhos por categoria. A comissão julgadora vai avaliar como quesitos a fidelidade ao tema proposto, recursos lingüísticos, apresentação do texto ( nas categorias textos, contos e poesias). No teatro, contará pontos a interpretação, originalidade, relação entre cotidiano do aluno e o tema. As fotos devem contemplar o tema proposto.

Os participantes das categorias paródia e teatro vão apresentar suas produções durante a cerimônia de encerramento do concurso, que será em 26 de agosto, no Iguassu Boulevard, a partir das 14 horas. Serão conhecidos os vencedores de todas as categorias e entregue as premiações.

COMO VAMOS PARTICIPAR?

1- Estudo do tema no Laboratório de Informática - Professora Giseli, com apresentações  e vídeos no data show;

2- Confecção dos trabalhos em sala de aula até o dia 24 de junho, onde os alunos do Pré e Primeiro Ano farão PINTURA; os alunos do Segundo e Terceiro Ano farão DESENHO;  os alunos do Quarto Ano e Quarta Série farão POESIA (no máximo 4 estrofes);

3- Enviaremos os trabalhos selecionados até dia 01 de julho (prazo final);

4- Saberemos os Resultados em agosto e a Premiação já está marcada para o dia 26 de agosto, às 14 horas, no Cine Iguassu Boulevard.