14 DICAS PARA O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

24/03/2011 09:28

Saiba como combater o disperdício de um dos recursos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida no Planeta.

Sem ela, não há vida. Por isso, a água é um dos bens mais preciosos do planeta. Ela constitui 70% da Terra, mas, apesar da abundância, apenas 0,3% dos recursos hídricos estão disponíveis para o consumo humano, na forma de lagos, rios e lençóis subterrâneos. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), essa quantidade seria mais que suficiente para a população mundial se o desperdício não ameaçasse nossas reservas de água doce.
"O Brasil, que detém 12% da água doce superficial do globo, sofre menos com a escassez. Em compensação, o desperdício e a poluição dos recursos disponíveis ameaçam o futuro do abastecimento e do desenvolvimento econômico do país", alerta a arquiteta e urbanista Marussia Whately, especialista em recursos hídricos. A orientação da ONU é para que cada pessoa utilize 50 litros de água por dia. Infelizmente, o brasileiro consome em média 187 litros diariamente, menos que os canadenses, que utilizam 600 litros, porém três vezes mais que o recomendado.
Mas, se fizermos nossa parte, teremos sempre o que comemorar em 22 de março, Dia Mundial da Água. Saiba como nas dicas a seguir:
DENTRO DE CASA

1- Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Em oito minutos, uma ducha gasta, em média, 24 litros.

2- Para escovar os dentes ou se barbear, use uma vasilha d'água em vez da torneira.

3- Prefira descargas em caixas acopladas, que podem gastar de 3 a 6 litros a cada acionamento.

4- Só ligue a lava-louça quando estiver cheia e, na pia, feche a torneira enquanto ensaboa pratos, panelas e talheres. Um consumo de mais de 100 litros de água pode cair para menos de 20 litros.

5- Racione o uso de copos e pratos para evitar lavar um volume desnecessário.

6- Só acione a máquina de lavar roupa quando atingir sua capacidade total. Ela gasta 135 litros. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa mesma água para ensaboá-las. A água do enxágue, tanto do tanque quanto da máquina, pode servir para lavar áreas e calçadas.

7- Verifique sempre se há vazamentos.

FORA DE CASA

8- Regador ou mangueira-revólver podem representar economia de quase 100 litros para molhar plantas.

9- Use vassoura em vez de mangueira para limpar pátios e calçadas. Dessa forma, você economiza cerca de 250 litros de água.

10- Lave o carro somente uma vez por mês, com balde, e gaste 40 litros de água - muito menos do que se usasse a mangueira.

NO TRABALHO

11- Siga os mesmos princípios de uso inteligente da água que adota em casa.

12- Comunique vazamentos aos responsáveis.

13- Incentive a empresa onde trabalha a adotar equipamentos economizadores, como torneiras automáticas ou eletrônicas, reguladores de vazão ou arejadores, válvulas de fechamento automático para chuveiro, descargas em caixa acoplada, entre outros.

14- Sugira à empresa adotar programas de reúso de água (implementado por alguns órgãos governamentais como a SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), que podem ajudar na economia de muitos litros de água limpa no fim do mês.

Fonte: Revista Nestlé com você,  Março 2011, Ano 13, Nº 49